Perderam minha mala, e agora?

Blogueira e aeromoça Carol Figueiredo da o passo a passo de como fazer para resolvermos esse problema que é bem mais comum do que imaginamos

Esperar a bagagem surgir na esteira do aeroporto já nos gera uma agitação natural, identificar, mesmo de longe, qual delas é a sua, ficar com os olhos atentos para que ninguém a pegue, então,  mas essa leve agonia pode se transformar em absoluto desespero quando a mala simplesmente não aparece.

Infelizmente, esse tipo de transtorno não é raro de acontecer mesmo com as comissárias de bordo como nos conta a blogueira aeromoça Carol Figueiredo, “É de Sempre falo que só sentimos algumas coisas quando passamos por elas.  E dessa vez foi comigo, perderam minha mala! Ninguém merece a sensação de ver todos pegando a mala enquanto a sua não chega e a esteira vai ficando vazia…Bom, acontece.”

Mas você sabe o que fazer quando isso acontece?! Vamos lá, Carol vai desvendar esse mistério .

Vamos ao passo a passo:

1- Passado o susto, o primeiro passo é procurar um funcionário da cia áerea e explicar o ocorrido. Caso não haja ninguém próximo, diriga-se até o setor de bagagens perdidas, o famoso LL ( lost luggage).

Lá você vai abrir um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). o qual vai descrever as informações do seu vôo, características da sua mala e os pertences que estão na mesma. Não esqueça de guardar seus tickets- cartão de embarque e comprovante da bagagem despachada, pois será útil ao preencher esse relatório.

Aberto o chamado, a cia fará uma busca em todas as bases as quais ela opera, solicitando verificação se a mesma encontra-se nos departamentos de LL.

Lembrem-se: 

– Se a viagem for para o exterior, a responsabilidade é da legislação brasileira, ou seja, vôos que partam de qualquer território brasileiro. O que vale é o CDC- Código de Defesa do Consumidor. Inclusive, apesar de não quantificar a indenização, o CDC diz que ela deve ser ampla. Ou seja, a empresa deve dar todas as condições para que o viajante cumpra seu objetivo satisfatoriamente. O cálculo da indenização depende da boa-fé do passageiro, que vai declarar o que havia na mala. Se a bagagem não for devolvida, a empresa deverá ressarcir tudo o que havia nela.” Na prática, contudo, raras são as empresas que indenizam na hora o viajante.

– Se a empresa, mesmo que estrangeira, vende diretamente para o consumidor brasileiro, então ela tem de seguir o CDC.  E caso a passagem tenha sido comprada pela internet, o passageiro terá de assumir o ‘risco’ de se submeter às leis vigentes no país em que a empresa está radicada. Agora, caso a compra tenha sido feita por meio de um intermediário, como uma operadora, por exemplo, o consumidor pode optar por recorrer à própria operadora ou à companhia aérea. Ambas têm a chamada ‘responsabilidade solidária’, prevista no artigo 7º, parágrafo único, do CDC.”

Enquanto o chamado é aberto e contatadas as bases, a companhia contratada  prestará assistência material imediatamente.  Caso não aconteça de imediato, guarde seus comprovantes referentes aos seus gastos para futuro ressarcimento ( isso também está no CDC).

Procedimentos realizados, hora de comprar alguns pertences mais urgentes para usar até a sua mala chegar.

* DICA: além de relatar os pertences no relatório, faça uma listinha com tudo que você lembrar e guarde com você até o recebimento da mala, assim fica mais fácil conferir.

Mas o que comprar? Como fazer esse valor render?!

Confesso que achava que jamais conseguiria “me virar” com o valor recebido, mas surpreendentemente ou não; já que tenho uma certa experiência em otimizar looks de viagem consegui montar dois looks super legais até a mala chegar!

Lembrando que,  pertences de muito valor , como jóias, pertences e eletrônicos devem ser levados na sua bolsa de mão – o que facilita a nos recompormos.

Primeira parada – Farmácia:

Comprei os kits de primeiros socorros: uma escova e pasta de dentes, desodorante e um hidratante daqueles que usamos durante o banho. ( lembre-se que os hotéis oferecem miniaturas de shampoos etc e se for internacionais melhor ainda- alguns costumam oferecer produtos top!!!)

* se você tiver na sua bolsa de mão um hidratante de latinha, ou potinhos pequenos, melhor ainda! Aí você pode dispensar o hidratante de banho.

Hora de escolher os looks!

Como pousei numa cidade em que a temperatura estava amena, e já havia dado uma espiadinha na previsão do tempo ,ficou bem mais fácil  escolher os looks a serem comprados.

* Lembre-se, quando você resgatar sua mala, confira todos os ítens pois esse será o momento de reclamar caso esteja faltando algum pertence.

 

Leave a reply

* * *

Your email address will not be published. Required fields are marked*