As Gorduras são “drogas”para o cérebro?

Por quê nós nos “empolgamos” com um pedaço de chocolate, mas nunca temos o mesmo sentimento por um alface?

Uma pesquisa respondeu parcialmente esta questão: triglicerídeos, componentes gordurosos dos alimentos, parecem agir no cérebro diretamente no mesmo local (circuito) em que o vício em drogas age. Quem nos explica melhor essa afirmação é o Dr Fábio Cardoso especialista em medicina preventiva, longevidade, emagrecimento, segundo ele cientistas já conseguiram demonstrar que variações nas concentrações sanguíneas desses triglicerídeos estão ligadas com a busca por alimentos e seu consumo. Baixou as concentrações, dá fome, mas a fome é específica para aquilo que está em falta: gordura e açúcar. E nunca passa com “alface”.

 

Esta figura mostra uma ressonância magnética com fluorescência, num corte transseccional do cérebro numa região chamada nucleus accumbens, uma região do cérebro conhecida por estar envolvida nos processos de motivação e recompensa, e no momento de queda dos níveis sanguíneos de triglicerídeos, ocorre um estímulo desta área, que pode gerar nos “viciados” a ação de querer comer alimentos com triglicerídeos, carboidratos e ou açúcar.

 

O estudo foi publicado agora, em 15 de abril deste ano, na revista Molecular Psychiatry, sob a batuta do time de pesquisadores  da Universidade Diderot de Paris (França).

Entender a ação direta e a consequente função viciante e estimuladora dos lipídeos e açúcares alimentares e a procura de prazer através da ingesta alimentar irá nos possibilitar melhor entender as causas de alguns comportamentos alimentares compulsivos e também da obesidade. E reforça aquilo que sempre falamos: prevenir é melhor que tratar. Estamos sim, viciando a nós e a nossas crianças.

 

Abaixo algumas dicas do Dr Fábio para não cairmos nessa armadilha .

 

1- Mante-se hidratado (35ml/kg /dia no mínimo)

2- Acrescente mais pimenta em sua alimentação (a Capsaicina presente na pimenta modula a vontade por salgados e gorduras)

3- Adicione azeite de oliva, abacate ou macadâmia aos seus pratos (experimente em doces funciona bem)

4- Coloque o ovo (gema mole) na sua vida . Seu corpo entenderá  que já é suficiente a gordura .

 

Seja responsável por tuas escolhas. Elas fazem diferença sim!

Leave a reply

* * *

Your email address will not be published. Required fields are marked*