Biomassa de banana verde um poderoso remédio natural que pode se transformar em receitas deliciosas e saudáveis

A culinarista funcional Lidiane Barbosa dá muitas dicas de como incorporarmos essa maravilha no nosso dia a dia

Não basta ser uma das frutas mais consumidas, saborosas e adoradas no Brasil, a banana tem benefícios que vão além do que se imagina. No caso da biomassaformada pela banana-verde então, esses benefícios são muito maiores, mas além de sabermos quais são eles é muito importante aprendermos a utiliza-la no nosso dia a dia.

Trata-se de uma massa pouco calórica, com alto teor de amido, baixo teor de açúcares.  Os frutos ainda verdes atuam na proteção da mucosa gástrica e também apresentam conteúdo significativo de amido resistente, o qual age no organismo de forma similar a fibra alimentar. Ou seja tudo de bom para o nosso intestino. Um excelente PREBIÓTICO utilizado como alimento pelas bactérias benéficas (probióticos) presentes no nosso intestino.  Tem como consequência a absorção adequada de nutrientes e acaba se tornando uma barreira para entrada de substancias maléficas. Dessa forma além de auxiliar no transito intestinal adequado atua também na prevenção de doenças como câncer do intestino

Como possui baixo índice glicêmico, faz com que a sua digestão e absorção seja mais lenta. A quantidade de glicose liberada no sangue é mais lenta também, aumentando a saciedade e contribuindo para a prevenção do desenvolvimento de diabetes e combatendo o acúmulo de gordura corporal.

É por todas essas razões que a culinarista funcional Lidiane Barbosa é tão apaixonada por ela e a utiliza em grande parte das suas receitas,  Segundo  Lidiane Barbosa podemos usar a BIOMASSA nas receitas no lugar de : leite condensado, creme de leite, leite, maionese entre outros.

Não possui gosto, por isso, não ira alterar em nada o sabor. A maioria das pessoas que não conhece acha que, ao acrescentarmos a BIOMASSA às preparações, tudo ficará com sabor de banana o que não acontece.

Por isso veja bem a troca importante que você estará fazendo à sua alimentação, você estará incluindo muitos benefícios nutricionais. Agregando sabor com saúde.

Usar esse maravilhoso espessante nos preparos dos pratos significa levar saúde ao nosso organismo.

RESUMO dos benefícios da biomassa de banana verde:

– tem baixíssimo índice glicêmico, sendo super interessante em doenças como diabetes e hipercolesterolemia;

– é rica em amido resistente, que promove saciedade, ajudando na perda de peso;

– rica em prebióticos que nutrem os probióticos (“bichinhos bons”) do nosso intestino, melhorando a flora intestinal (consequentemente temos melhor absorção de vitaminas e minerais, intestino em bom funcionamento e maior produção de serotonina);

– além de melhorar a serotonina por melhora da flora intestinal é ainda rica em triptofano que é precurssor desse neurotransmissor (serotonina = hormônio da felicidade e bem estar);

– fonte de inúmeras vitaminas, entre elas as do complexo B que promovem aumento do pique e energia.

Vamos aprender a fazer :

Muito importante, as bananas verdes encontradas em supermercados e feiras sofrem um processo de aclimatização, são colocadas em um tipo de estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Por isso temos que utilizar a banana verde retirada do cacho e que foi direto para sua cozinha ou seja o melhor lugar para compra-las é na feira.  Converse com os feirantes e diga o que precisa.

 

MODO DE PREPARO DA BIOMASSA

Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.

Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.

Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.

Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.

Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas “cobertas”, e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.

Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo.

Bata no liqüidificador, se necessário acrescentar um pouco de água para formar uma pasta e esta pronta.

VALIDADE : 3 a 6 meses no congelador. Eu costumo congelar em potes de vidro porções de 200 GR para utilizar de uma vez quando descongelada.

Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.

PODE SER UTILIZADO QUALQUER TIPO DE BANANA.

Leave a reply

* * *

Your email address will not be published. Required fields are marked*